L’APEB-FR a le plaisir de vous inviter à sa prochaine conférence avec Marcilene LOPES DE MOURA et Thiago ARRAIS

Le 7 mars 2019 de 18h à 21h
à l’Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, salle D21 13 rue Santeuil, 75005, Paris

Sistemas teatrais complexos: a cena performativa de Enrique Diaz
Marcilene LOPES DE MOURA (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 / UNIRIO)

Esta comunicação propõe um estudo sistêmico da prática do encenador Enrique Diaz, tendo como referência metodológica transdisciplinar os sistemas informáticos chamados de sistemas nebulosos (systèmes flous). O sistema flou é uma analogia que visa a compreensão do ‘Sistema de criação teatral’ segundo diferentes pontos de vista e conforme escalas de observação diversas. A prática de Enrique Diaz é influenciada pela performance e pelos avanços tecnológicos. A encenação de seus processos de criação engendra uma recursividade (retroação), que traz uma complexidade singular a seus trabalhos.

Marcilene Lopes de Moura (Marcela Moura) é artista e pesquisadora. Doutora em artes cênicas pela UNIRIO, em co-tutella com a Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. A tese foi realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES/PDSE), Código de Financiamento 001.

Teatro e revolução: os desafios diante da crise da democracia liberal
Thiago ARRAIS (Université de Coimbra / IFCE)

Esta explanação discute o lugar de criação e presença contextual do teatro em meio à crise das democracias liberais e os acirramentos da disputa pelo controle narrativo. Baseia-se no estudo de casos em que o exercício da alteridade e autonomia artística, que perfaz a poética teatral, é confrontado por segmentos sociais diversos e em conflito, pautados na primazia narrativa identitária e representativa, ainda expressões da lógica liberal. Mais ainda, interessa discutir o teatro como território alternativo à realidade liberal e seus circuitos de comunicação, sua crítica estruturante, com possíveis correspondências com movimentos insurrecionais vigentes.

Thiago Arrais é graduado em direção teatral pela UFRJ, mestre em teatro pela USP, doutorando em estudos artísticos pela Universidade de Coimbra. É professor do curso de licenciatura em teatro do IFCE e diretor do Coletivo Soul, com trabalhos apresentados em Portugal, França, Romênia e Argentina.

Moderação: Katherine NAKAD CHUFFI (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3)

– La conférence se déroulera en portugais.

Contamos com sua presença.
Venez nombreux.
L’entrée est libre et gratuite.
Si vous souhaitez soumettre une proposition merci de nous contacter à l’adresse :
diretor.cultural@apebfr.org.

               

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.