Café de Ideias: Centro de Convivência de Afásicos (UNICAMP, Brasil): Interface entre Pesquisa Acadêmica e Ação Social + A disfunção em cena

L’APEB-FR a le plaisir de vous inviter à son prochain Café de ideias avec les conférences de Edwiges Morato (UNICAMP) et José Tonezzi (UFPB)


Date : 15/11/2018
Horaire : 19h
Lieu : MIE – Maison des Initiatives Étudiantes
50 Rue des Tournelles, 75003, Paris


CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE AFÁSICOS (UNICAMP, BRASIL): INTERFACE ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E AÇÃO SOCIAL

Edwiges MORATO (Unicamp, Brasil)

Nesta comunicação pretendo abordar aspectos teóricos e metodológicos (como o Programa de Linguagem e o Programa de Expressão Teatral) desenvolvidos no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), cuja criação se deve a uma iniciativa de pesquisadores do Departamento de Linguística (Instituto de Estudos da Linguagem) e de Neurologia (Faculdade de Medicina), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Resumidamente, afásicos são pessoas que apresentam alterações de linguagem oral e ou escrita em decorrência de lesão cerebral adquirida em função de acidentes vasculares, traumatismos cranioencefálicos ou tumores (MORATO, 2012, p. 183).
O CCA reúne pessoas afásicas e não afásicas que procuram enfrentar com ação social e pesquisa acadêmica os desafios (pessoais, interacionais, sociais, econômicos, etc.) que se apresentam para as pessoas que passam a conviver com as afasias. Disso resulta que nosso objetivo no CCA tem sido menos a normalização de formas linguísticas e mais a emergência de atos de linguagem e de práticas discursivas que visam à significação e à comunicação.

Edwiges MORATO é professora-associada do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do CNPq, tem experiência na área de estudos que envolvem as relações entre linguagem, interação e cognição, na qual tem publicado e orientado pesquisas de graduação e de pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa COGITES – Cognição, Interação e Significação.

A DISFUNÇÃO EM CENA

José TONEZZI (UFPB, Brasil)

Esta apresentação discute alguns preceitos que compõem a pesquisa do palestrante, cujo tema decorre de experiências em que o corpo e/ou comportamento humano fora do padrão normativo da sociedade tornam-se elementos de criação artística. O relato discorre sobre um projeto reunindo artistas com e sem deficiência e também de atividades teatrais aplicadas a um grupo de pessoas afásicas, para quem o teatro incide na prática expressiva e serve como recurso de comunicação. Com base nos preceitos históricos da relação entre as artes da cena e as deficiências decorrentes do lesionamento, da disfunção ou da anomalia do corpo ou do cérebro, propõe-se um olhar sobre a presença e uso cênico de sujeitos em condições diferenciadas. Trata-se de perceber que tais procedimentos podem ser não apenas instrumentos na relação social do indivíduo, mas também recursos estéticos para constituição de práticas artísticas. Para tanto, diversos termos e conceituações servem como referência, sendo alguns deles: obra aberta, performance e teatro pós-dramático.

José TONEZZI é professor e pesquisador do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com estágio na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França), mestre em Psicologia da Educação e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem pesquisa com ênfase nos temas: cena e mídia, distúrbios do corpo, da linguagem e do comportamento como elemento de constituição da cena. É autor dos livros: Distúrbios de Linguagem e Teatro: o afásico em cena (2007) e A Cena Contaminada: um teatro das disfunções (2011).

Moderação: Katherine Nakad Chuffi (Sorbonne Nouvelle – Paris 3)

O Café de ideias é aberto a todos. Contamos com sua presença.
Venez nombreux. L’entrée est libre et gratuite.
Si vous souhaitez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cultural@apebfr.org.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.