Jornada de estudos 2013, o ano que não acabou? | Chamada para comunicações

Jornada de estudos | Chamada para comunicações

2013, o ano que não acabou?
Balanço e perspectivas em torno dos cinco anos das Jornadas de Junho no Brasil

A APEB-FR tem o prazer de convidar pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para sua próxima jornada de estudos “2013, o ano que não acabou? Balanço e perspectivas em torno dos cinco anos das Jornadas de Junho no Brasil”, que se realizará dia 2 de junho de 2018, Paris (local a confirmar). As propostas de comunicação (resumos) devem ser enviadas até o dia 22 de abril 27 de abril.

Cinco anos se passaram desde as grandes manifestações de Junho de 2013 no Brasil. A onda de protestos, que se espalhou rapidamente por diversas cidades brasileiras, deu origem àquele que ficaria conhecido como um dos mais expressivos movimentos de rua do país desde as passeatas pelas “Diretas Já!”, em 1984, ou a dos “Caras Pintadas” pelo impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992. No entanto, para além dos “vinte centavos”, outras questões foram sendo incorporadas à pauta dos manifestantes, estes cada vez mais numerosos e diversos.

Da insatisfação com o aumento do preço do transporte público, as mobilizações também trouxeram à tona as más condições dos serviços públicos, as críticas aos gastos com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a corrupção e a discussão sobre a reforma política, entre outros. A diversidade de pautas e de exigências envolvidas culminaram em divergências quanto ao caráter apartidário inicialmente reivindicado pelo Movimento Passe Livre (MPL), responsável pelas mobilizações iniciais e que clamava por um momento horizontal e independente de entidades e líderes partidários clássicos. Soma-se a isso a dificuldade de articulação de uma agenda centralizada, capaz de sistematizar e de dar conta da pluralidade de questões levantadas pelos diversos segmentos sociais envolvidos.

Em que pese essas divergências, a onda de manifestações desestabilizou instituições e organizações, que ora tomavam para si o discurso dos manifestantes, ora repudiavam as ações empreendidas por estes, como pode-se verificar, por exemplo, pela guinada na cobertura dos protestos realizada pelos principais grupos de mídia do país¹. Além da participação de milhões de manifestantes nas ruas do país, há de se insistir no caráter nacional das manifestações que ocorreram em todos os estados, nas principais capitais e em centenas de cidades espalhadas pelo país dando, desta maneira, uma verdadeira dimensão nacional aos protestos.

Das Jornadas de Junho de 2013 à complexidade da conjuntura social, política e econômica do Brasil de hoje, compreende-se a necessidade de analisar essas sequências de acontecimentos históricos sob diferentes prismas disciplinares que permitam apreendê-los em sua pluralidade e a partir das imbricações possíveis entre eles. Na esteira desse evento marcante e com intuito de tomá-lo como uma chave de leitura possível de outros fatos importantes que o sucederam, a APEB-FR convida a fazer um balanço em torno da memória, dos impasses, dos êxitos ou ainda do peso das Jornadas de Junho para a compreensão da atual situação social e política brasileira. Um dos objetivos é refletir e identificar os pontos de contato entre as mobilizações sociais de 2013, nas ruas e nas redes, e a sucessão dos eventos políticos que expuseram inúmeras das contradições do aparato institucional brasileiro.

¹ Como evidenciam diversos trabalhos acadêmicos analisando as manifestações sob o prisma da mídia, a exemplo de FERES JÚNIOR, J., MIGUEL, L., & BARBARELA, E. (2014). A mídia impressa na cobertura das manifestações de junho. Encontro anual da ANPOCS, 38, e de COSTA, M. R. M. (2016). Memória e tensividade: as Jornadas de Junho de 2013 na charge e no editorial. Estudos Semióticos, 12(1), 43-54.

Regras para submissão de propostas

  • Todas as propostas deverão ser enviadas até o dia 22 de abril de 2018 27 de abril de 2018 para o e-mail jornadasdejunho2013@apebfr.org.
  • As proposições podem ser em francês ou em português, em documento contendo o título da proposta, um resumo de 500 palavras (bibliografia não incluída) com a problemática e a metodologia, as hipóteses ou resultados que serão desenvolvidos e três palavras-chave. O corpo do e-mail deverá conter o nome do(a) autor(a), seu vínculo institucional e sua disciplina, seu e-mail e o título da proposta.
  • As comunicações poderão ser apresentadas em francês ou em português.
  • O(a)s pesquisadore(a)s que tiverem suas propostas aceitas deverão aderir à APEB-FR para validar sua inscrição no evento. A adesão poderá ser efetuada diretamente no site da associação mediante o pagamento da taxa única de 8€. O valor compreende as pausas-café e o material do evento. As taxas com deslocamento e hospedagem ficam a cargo do(a)s participantes.

Calendário

  • 22 março 2018 : envio das propostas para o e-mail: jornadasdejunho2013@apebfr.org.
  • 22 abril 2018  27 de abril de 2018: encerramento do prazo para submissões.
  • 4 maio 2018 : retorno aos autores das propostas recebidas.
  • 2 de junho 2018 : realização do evento.

Comitê de organização

Camila Cesar (Paris 3 | UFRGS)
Eduarda Scheibe (Paris 1)
Frederico Lyra de Carvalho (Lille 3 | CEAC)
Marina Duarte (Paris 7)

Comité científico

Camila Cesar (Paris 3 | UFRGS)
Eduarda Scheibe (Paris 1)
Frederico Lyra de Carvalho (Lille 3 | CEAC)
Marina Duarte (Paris 7)
Elis de Aquino (EHESS)
Antonio Gasparetto Júnior (UFJF | Paris 4)
Lorreine Petters (Paris 3 | UPEM)
Katherine Nakad Chuffi (Paris 3)

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.