Ciclo APEB-FR: 24 Avril 2018

L’APEB-Fr a le plaisir de vous convier à une nouvelle édition du CICLO APEB-Fr

 

Date : 26/04/2018 
Horaire
: 18h30
Lieu : MIE – Maison des Initiatives Étudiantes
50 Rue des Tournelles, Paris, 75003 Paris (métro : Chemin Vert ou Bastille)

 

  • A cidadania e a sua instituição: estudo de comunicação pública sobre a Defensoria do Rio Grande do SulFiorenza Zandonade Carnielli. Doutoranda e mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop – UFRGS). Recebeu Prêmio Abrapcorp de Dissertações 2016 (segundo lugar). Professora do curso de Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul. Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    O objetivo é abordar a comunicação pública na constituição de uma instituição e sua incidência para o fortalecimento da cidadania, partindo do pressuposto de que a comunicação pública atua como qualificadora das democracias ao colocar em circulação temas de interesse público que acionam as pessoas. Articulando os conceitos de comunicação pública, cidadania e instituição, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPRS) é tomada em três perspectivas: normativa, fática e estratégica. Identifica-se a atuação da DPRS como um espaço institucional rico em termos de interação comunicacional, capaz de ampliar as experiências de cidadania e privilegiar o interesse público. No entanto, essa qualidade concretizada em seu âmbito institucional não é promovida como estratégia de visibilidade da instituição, que apresenta um discurso autocentrado, em contradição, inclusive, aos princípios normativos que regem a instituição, caracterizando um ‘paradoxo da visibilidade pública’ (WEBER, CARNIELLI; 2016).

  • A Defensoria Pública como pressuposto de democracia no BrasilDomingos Barroso da Costa. Defensor Público no Rio Grande do Sul. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Criminologia e Direito Público. Mestre em Psicologia pela PUC-Minas. Autor de livros e artigos nos campos do Direito e da Psicanálise.

    Apresentar a Defensoria Pública como pressuposto de democracia no Brasil requer a construção de uma perspectiva que tome por referência a nossa história e, logo, nossos processos de colonização – originários e contemporâneos. É nesse contexto que, pela Constituição de 1988, surge a Defensoria Pública como Instituição cujo principal objetivo é assegurar o acesso à Justiça a uma parcela da população historicamente marginalizada. A Instituição, portanto, apresenta-se como uma metagarantia, um instrumento que tem por finalidade assegurar à população em situação de vulnerabilidade – especialmente econômica – o direito a ter direitos. Certamente, parte importante dessa missão afirma-se pela educação em direitos, que se expressa pelo dever institucional de assegurar a efetiva conscientização da população assistida acerca dos direitos – e deveres – a partir dos quais pode afirmar sua cidadania e, assim, participar da construção de uma sociedade democrática. Tem-se, então, que um dos principais papeis da Defensoria Pública é trabalhar pela correção de desigualdades historicamente consolidadas, conduzindo um processo eficaz em romper com os circuitos perversos que perpetuam os ciclos de dominação que se alimentam das misérias que ainda constituem o que é o Brasil.

O Ciclo APEB-FR é aberto a todos. Contamos com sua presença.
Venez nombreux. Entrée est libre et gratuite.

Si vous voulez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cientifico@apebfr.org.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.