[Ciclo APEB-FR]

L’APEB-Fr a le plaisir de vous convier à une nouvelle édition du CICLO APEB-Fr:

A próxima edição do ciclo APEB-FR terá duas projeções de curtas metragens realizados pelo cineasta e pesquisador Roberto Augusto Amancio Pereira. Os curtas têm como cenário o estado do Maranhão (Brasil) e seus aspectos sociais, culturais e históricos.

Date : 30/01/2018 
Horaire
 : 19h
Lieu : MIE – Maison des Initiatives Étudiantes, Salle des Ailes
50 Rue des Tournelles, Paris, 75003 Paris (métro : Chemin Vert ou Bastille)

 

O resumo dos filmes :

  • Cantiliana e o mal de Lázaro
    Em uma pequena ilha no Maranhão, vítimas da lepra foram levadas e afastadas de todo convívio social e discriminadas até o dia de sua morte. “Cantiliana e o mal de Lázaro” conta a história de uma dessas vítimas, um caso singular, mas muito representativo do preconceito e da discriminação a que milhares de pessoas com lepra foram submetidas no Brasil.
  • O Dono da Capoeira
    Curta-metragem realizado em 2014 sobre a chegada, radicação e influência sobre a capoeira do Maranhão, em 1966, de Anselmo Barnabé Rodrigues, o capoeira baiano Mestre Sapo. O documentário possibilita debater, a partir do caso exposto, um processo muito maior que foi a expansão da capoeira baiana, iniciada por volta dos anos 1950. Este processo tornou a capoeira da Bahia uma espécie de “modelo” de capoeira para todo o Brasil, ao ponto de muitos acreditarem, hoje e antes, que a capoeira é baiana, e que em outros lugares do país não havia capoeira antes da chegada dos baianos. O documentário é feito a partir de relatos orais de mestres da capoeira do Maranhão, detentores do conhecimento tradicional desta prática, assim como de outros personagens que fizeram parte da história da capoeira do Maranhão à época. Fundamenta-se ainda em documentos históricos como fotografias e jornais.

Roberto Augusto Amancio Pereira é mestrando em História Comparada pela UFRJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Atuou como Consultor do Grupo de Trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) criado para a construção do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Maranhão. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

O Ciclo APEB-FR é aberto a todos. Contamos com sua presença.
Venez nombreux. Entrée est libre et gratuite.

Si vous voulez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cientifico@apebfr.org.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.