[Ciclo APEB-FR] Table-ronde: Nas margens da literatura contemporânea: prosa e poesia em diálogo no cenário brasileiro

[Ciclo APEB-FR] Table-ronde: Nas margens da literatura contemporânea: prosa e poesia em diálogo no cenário brasileiro

Lívia Bertges (UFMT) e Natasha Centenaro (PUCRS)

 

Date : 23/01/2018 
Horaire
: 19h
Lieu : MIE – Maison des Initiatives Étudiantes, Salle des Ailes
50 Rue des Tournelles, Paris, 75003 Paris (métro : Chemin Vert ou Bastille)

 

Esta mesa-redonda busca efetivar um diálogo produtivo, interdisciplinar e afetivo entre as pesquisas desenvolvidas no campo da literatura brasileira em duas vertentes: a poesia e a prosa. Tendo como foco as produções contemporâneas, pretende-se mostrar, por um lado, o que vem sendo desenvolvido na poesia visual de autores como Arnaldo Antunes, Regina Pouchain, Ilse e Pierre Garnier e, por outro, a partir de um conjunto de romances, como a temática da representação paterna se configura na escrita de autoras como Lya Luft, Adriana Lisboa, Paloma Vidal e Débora Ferraz e autores como Raduan Nassar e José Castello.

A primeira parte deste encontro tem como objetivo apresentar o trabalho da doutoranda Lívia Bertges, da UFMT, bolsista da Capes, em estágio de doutoradosanduíche na Université Sorbonne Paris IV, sob orientação do professor Dr. Leonardo Tonus. O enfoque será sobre poesia visual, seus aspectos e sua relação comparativa com a poesia francesa desenvolvida pelos autores – casal Ilse e Pierre Garnier – tal produção ainda pouco conhecida, traduzida e estudada no Brasil. Pretende-se, ao mesmo tempo, focar no embate entre as relações estéticas presentes no poema visual, movimento interartes inerente, que combinam-se como fronteiras instáveis e movediças até então no âmbito da teoria da literatura. Nessa teia de relacional, os poetas contemporâneos brasileiros Arnaldo Antunes e Regina Pouchain configuram um cenário nacional múltiplo na tangente da visualidade, desta forma, abre-se um universo de interlocuções entre países, noções fronteiriças e artes visuais.

A segunda parte, por sua vez, estará a cargo da doutoranda Natasha Centenaro, da PUCRS, bolsista do CNPq, igualmente em estágio de doutorado-sanduíche na Université Sorbonne Paris IV, sob orientação do professor Dr. Leonardo Tonus. Em sua tese, pesquisa-se a representação paterna em um corpus de romances brasileiros desde 1975 até 2015: Lavoura arcaica, de Raduan Nassar; Reunião de família, de Lya Luft; Ribamar, de José Castello; Azul-corvo, de Adriana Lisboa; Mar azul, de Paloma Vidal; e, Enquanto Deus não está olhando, de Débora Ferraz. No que tange aos aspectos teóricos, o trabalho estabelece uma interface com as teorias da Psicanálise e as contribuições da Genealogia e da História social e cultural da família no Brasil. Desse modo, ressalta-se que a escolha deste corpus se deu a partir da perspectiva do(a) filho(a), ou seja, levando em consideração a mediação do narrador, seja autodiegético, homodiegético ou heterodiegético , correspondente ou aproximado ao ponto de vista desse filho ou filha. Então, como os filhos e as filhas sentem, procuram, vivenciam a presença/ausência do pai. De que pai os romances falam? Qual pai? Quem é esse pai? Pai?

Ao final da atividade, propõem-se estreitar as ligações entre as duas pesquisas apresentadas e proporcionar o debate sobre a produção literária contemporânea no Brasil e suas implicações, tanto na prosa e na poesia. Desse modo, objetiva-se vislumbrar não apenas um campo literário, mas também um cenário político-social e a construção de produção simbólica e bens culturais a nível nacional.

O Ciclo APEB-FR é aberto a todos. Contamos com sua presença.
Venez nombreux. Entrée est libre et gratuite.

Si vous voulez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cientifico@apebfr.org.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.