Café de Ideias – 09/08/2016

cafedeIdeiais

VOUS ÊTES CONVIÉ(E) À LA PROCHAINE RENCONTRE
DU CAFÉ DE IDEIAS :

DATE : 08/09/2016, jeudi.
HORAIRE : 19h30
LIEU : MIE – Maison des Initiatives Étudiantes
50 Rue des Tournelles, 75003 Paris

TRABALHADORES EXILADOS:
A SAGA DE BRASILEIROS FORÇADOS A PARTIR (1964-1985)
com Mazé Torquato Chotil

Jornalista, doutora em ciências da informação e comunicação, realizou pós-doutorado em ciências sociais na EHESS – École des hautes études en sciences sociales em Paris.
No café de ideias, a autora apresentará os frutos de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada sob a direção do professor e antropólogo Afrânio Garcia Jr. O trabalho foi publicado em francês em 2015 e em português em 2016, pela editora Prismas.

CapaMazeEste livro instigante busca recuperar a memória e a história do exílio de brasileiros durante a ditadura militar, ressaltando as novas socializações que proporcionou, a despeito das circunstâncias difíceis da partida forçada. Mais importante: a ênfase está em operários, pouco destacados pela literatura. Resulta de pesquisa de fôlego, com várias entrevistas e uso de ampla bibliografia e documentação. Ele apresenta dados estatísticos sobre a composição social dos exilados, reconstitui os eixos de migração e acolhimento: Chile, Argentina, Cuba, Europa Oriental, Europa Ocidental (especialmente França, Suécia e Portugal).
Apesar das dificuldades, os exilados oriundos das classes populares recordam das oportunidades de crescimento pessoal e coletivo no exterior, do contato com outras culturas e experiências políticas, das oportunidades de estudo e aperfeiçoamento profissional, das ligações com grupos e redes de sociabilidade, aspectos que facilitaram a reinserção na sociedade brasileira após a anistia. […] – Marcelo Ridente, professor e sociólogo

A apresentação será em português. La présentation se déroulera en portugais.
O café de ideias é aberto a todos. Contamos com sua presença.
Venez nombreux. Entrée est libre et gratuite.

Si vous voulez soumettre une proposition de discussion,
merci de nous contacter à l’adresse :
cafedeideias@apebfr.org

com o apoio da associação Alter’Brasilis
logo alterbrasilis (petit) - copie

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.