Colóquio APEB-Fr 2017 – Diálogos sobre o Brasil contemporâneo

Chamada para comunicações | Colóquio APEB-Fr 2017

logo-colloque

A APEB-FR tem o prazer de convidar pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para seu próximo colóquio temático « Diálogos sobre o Brasil contemporâneo », que se realizará dia 14 de janeiro de 2017, na Maison des initiatives étudiantes (MIE), 50 Rue des Tournelles, 75003 Paris.
As propostas de comunicação (resumos) devem ser enviadas até dia 30/11/2016.

Desde 2013, o Brasil se encontra em uma grave crise política. A eclosão de uma série de manifestações, que levaram às ruas milhares de pessoas munidas das mais diversas reivindicações e bandeiras, demonstraram o descontentamento generalizado da população com a política e a gestão da coisa pública. O reflexo dessa conjuntura de mal-estar social veio em 2014, ano de Copa do Mundo, mas também de eleição presidencial. Após uma acirrada disputa em uma campanha eleitoral marcada pela polarização política e ataques entre os candidatos, a então Presidenta Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores – PT) vence o tucano Aécio Neves (Partido da Social-Democracia Brasileira – PSDB) com 51,64% dos votos contra 48,36%. O resultado apertado das urnas revela, assim, a atmosfera de indignação quanto ao quadro geral da política nacional.

O agravamento da crise econômica e o crescimento da impopularidade do governo Dilma Rousseff, sobretudo com as delações premiadas da operação Lava-Jato, amplamente exploradas pela mídia brasileira, foram ainda reforçados pelo aceite da abertura do processo de impeachment da petista, acusada de crime de responsabilidade fiscal (as “pedaladas fiscais”), em setembro de 2015, na Câmara dos Deputados. O fato suscitou uma outra onda protestos, no Brasil e no exterior,  de manifestantes  que se posicionaram contra ou favor do impedimento da Presidenta. Efetivada sua destituição, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume o governo implementado uma política conservadora, igualmente impopular, que pretende resolver a crise econômica cortando gastos em programas sociais e em setores básicos, como educação e saúde. A crise política, econômica e moral brasileira está longe de terminar.

Os fatos descritos acima são um breve relato da atual situação do Brasil, a qual se apresenta extremamente complexa, suscitando diferentes olhares provenientes dos mais diversos campos disciplinares. Deste modo, o colóquio “Diálogos sobre o Brasil contemporâneo” se apresenta como um espaço para alargar as perspectivas em torno do atual contexto brasileiro. A partir de um diálogo interdisciplinar, este encontro buscará apreender a crise brasileira em seus mais variados ângulos, com contribuições das mais diversas áreas do saber. Pretendemos, igualmente, colocar em perspectiva os antecedentes desse cenário, problematizando questões sociais, políticas e culturais que estão enraizadas na história brasileira, tais como: a fragilidade democrática, as políticas econômicas, a desigualdade social, a falta de investimentos em setores básicos, a repressão e a violência policial, a desigualdade de gênero e intolerâncias de todo tipo, o papel da mídia no imaginário político dos brasileiros, dentre outros. Por outro lado e de forma resistente, o Brasil contemporâneo tem se tornado um terreno fértil para a emergência de políticas públicas positivas de inclusão social e outras ações progressistas e de caráter inclusivo provenientes, sobretudo, da sociedade civil. Neste sentido, serão igualmente apreciados trabalhos que permitam problematizar e discutir essas questões à luz da literatura, da linguística, da filosofia, da sociologia, das artes e das ciências exatas, colocando em evidência os efeitos desse arcabouço sócio-cultural brasileiro em suas produções.

Em tempos de crise em que o presente nos parece incompreensível  e o futuro inacessível, a APEB-FR convida todas as pesquisadoras e pesquisadores a enviarem contribuições para podermos repensar juntos as questões do Brasil contemporâneo.

// Regras para o envio de resumos
Os resumos referentes às propostas deverão conter no máximo 500 caracteres (sem espaço) ou 100 palavras; 3 palavras-chave separadas por pontos.
Os resumos devem ser enviados para o e-mail colloque@apebfr.org impreterivelmente até dia 30 de novembro de 2016.
Línguas (resumos e comunicações): português e francês.

// Critérios de seleção

  1. Clareza da proposta, que deve ser apresentada de modo a incluir de forma breve temática, metodologia e principais conclusões;
  2. Pertinência do trabalho submetido levando em conta a proposta do colóquio.

Os pesquisadores que tiverem seus trabalhos aceitos, devem se associar à APEB-Fr (para associar-se, ver informações aqui) e pagar a taxa de inscrição de 10 euros (através do paypal da associação).

// Calendário
Data limite para o recebimento das propostas: 30/11/2016
Divulgação das propostas aceitas: até 08/12/2016
Data final para inscrição: 15/12/2016

// Comitê científico
Afrânio Garcia (EHESS)
Carlos Ramisch (Université Aix-Marseille)
Marcelo Marinho (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA)
Sylvio Ramires (Universidade Federal de Roraima – UFRR)
Camila Cesar (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 / APEB-FR)
Lorreine Beatrice Petters  (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 / APEB-FR)
Marina Duarte (Université Paris Diderot – Paris 7 / APEB-Fr)
Solange Kurpiel (Université Lyon 2 & Universidade Federal do Paraná – UFPR / APEB-FR)

 Organização

Logo-Apeb_72dpi_10x5cm

Associação dos pesquisadores e estudantes brasileiros na França (APEB-Fr)
www.apebfr.org | colloque@apebfr.org

Baixe aqui a chamada em português.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.