Archives

  • Passages de Paris 24: Conjugalité(s) contemporaine(s) : permanence, déconstruction et réinvention
    No 24 (2022)

    La réflexion critique proposée dans ce dossier a pour objet les différentes formes d'affects et de liens amoureux, présentes historiquement depuis les peuples originaires, dans lesquelles se distinguent la multiplicité d’unions, la polygamie et le rôle important du féminin (Moreira, 2018), traversant le Moyen Âge et sa dimension religieuse, celle de la parenté et du patrimoine (Ariès, 1964), en passant par l'amour romantique (Giddens, 2003) et par la notion d'affectivité et d'intimité dans la Modernité (Shorter, 1975), jusqu'à l'époque actuelle marquée par la communication numérique et par un nouvel ordre subjectif néolibéral (Dardot ; Laval, 2020).

  • Passages de Paris 22/23: Dossier Varia
    No 22/23 (2021)

    Para este dossiê varia que comprime dois números em um, a revista Passages de Paris reafirma a sua índole de ser uma revista pluridisciplinar publicando um conjunto de artigos diverso que navegam por uma série de domínios, autores e perspectivas do saber, dando uma breve mostra, desta maneira, da riqueza e diversidade de saberes produzidos na academia brasileira ou no escopo internacional que se ocupa de pensar o Brasil, seus problemas e cultura.

  • Passages de Paris 21: Teoria crítica no Brasil
    No 21 (2021)

    Este dossier da Revista Passagens de Paris n. 21, reúne alguns artigos e ensaios de autores diversosque têm contribuído com a produção recente da teoria crítica no país. Ele tem como objetivo reunir umconjunto de temas e assuntos que têm ganho relevância para a crítica do tempo presente, comotambém, por se tratar de uma revista franco-brasileira, apresentar alguns autores brasileiros para opúblico francês. Ela contém quatro artigos nesta língua, dois sobre Paulo Arantes, um sobre RobertoSchwarz e um sobre Ruy Fausto. Por fim, este dossiê parece reforçar uma tendência recente que é aleitura e desenvolvimento por jovens pesquisadores de ideias e intuições elaboradas por autores brasileiros.

  • Passages de Paris 20: Brasileiras na Paisagem e na Passagem do Oitocentos
    No 20 (2020)

    Em 1813, registrada no dicionário da língua portuguesa de Antônio Moraes e Silva, “paisagem” significava, apenas, “vista sobre terras”. No caso, vista sobre o Brasil. E no caso deste dossiê, mirada sobre suas mulheres. Passados dois séculos, e atualizada na reflexão de tantos cientistas sociais, sabemos que a paisagem não é um simples dado de percepção ao alcance do olhar. Mas uma forma específica de apreensão da natureza e do mundo em que circularam, viveram e foram transformadas as nossas irmãs do passado. Pela voz de pesquisadoras de Norte a Sul do país, este dossiê apresenta as “maneiras de ver” as brasileiras modeladas pela cultura, o tempo e a história. Esse olhar vai além da dimensão material, geográfica e mesmo histórica da paisagem e de suas protagonistas, enxergando aí profundas dimensões simbólicas e imaginárias. Ao falarmos de “paisagem”, percebemos que seu aspecto mais rico e complexo, reside na forma pela qual as diferentes autoras apreendem, representam e se apropriam do tema, construindo e reconstruindo os olhares possíveis sobre um século de profundas passagens e transformações.

  • Passages de Paris 19: Terapia Familiar Psicanalítica: Diálogos e Desafios
    No 19 (2020)

    Este dossiê, sob o título “Terapia Familiar Psicanalítica: diálogos e desafios”, integra a edição de número 19 da revista Passages de Paris, e tem por objetivo compilar ideias originais e plurais sobre temas relativos à psicanálise de família – abordagem terapêutica presente nos consultórios privados e nas instituições de saúde e de ensino.

  • Passarela com arcos ao longo do caminho com sombreado refletido no chão

    Passages de Paris 18: Alguns Problemas Estéticos
    No 18 (2019)

    O dossiê n. 18 da Revista Passagens de Paris, organizado por Cecília Maria Gomes Pires, Erika Natasha Cardoso, Frederico Lyra de Carvalho e Letícia Seixas Pereira, reúne artigos temáticos que juntos compõem um volume intitulado : Alguns Problemas Estéticos. Partindo da música, dança, literatura como também da filosofia e psicanálise, os artigos reunidos no volume propõem um panorama largo dos estudos contemporâneos das artes brasileiras. A intenção dos organizadores é a de reforçar mais uma vez a interdisciplinaridade e as possibilidades de interconexões acadêmicas que a revista Passagens de Paris oferece sob o prisma das discussões contemporâneas de estéticas.