10.6. Bordeaux

10.6.1. Apresentação da cidade

Capital da região da Aquitânia, Bordeaux, com 210 mil habitantes, também é a capital mundial do vinho, banhada pelo rio Garonne. Cidade universitária, foi marcada pelo rápido crescimento devido ao comércio marítimo. Seus museus, gastronomia, galerias de arte e estilos arquitetônicos refletem características multiculturais. Ainda assim, é menos visitada que outras cidades francesas e Bordeaux, de fato, talvez seja melhor para morar ou estudar do que propriamente fazer turismo. Conhecida como La Région de Bien Manger et de Bien Vivre (região do comer e do viver bem) é ponto certo de quem é bom de garfo — e de cálice.

Centros de Informações: Fica perto da estação de trem, na 12, Cours du 30 Juillet. Abre de seg/sáb 9h30-19h, e domingos 9h45-16h30. Em maio e setembro 9h-20h e nos domingos até 19h. Oferece informações da cidade e seus eventos culturais, como também de toda a região vinícola e mapas gratuitos, sugerindo itinerários pelas principais atrações. Na própria porta do escritório já possui uma placa com várias idéias de passeios por Bordeaux e arredores, com horários de ônibus disponíveis. Há outro centro de informações na estação de trem, aberto de seg/sáb 9h-18h; de maio/set até 19h. Para os fãs de museus, no CI pode-se comprar um passe que vale para 10 museus (também podendo adquirir nos próprios) por 30,50EUR. O guia "Dans les musées de Bordeaux" sugere passeios guiados nos museus, além de informar as exposições temporárias.

Internet: Cyberstation, em 23, Cours Pateur. 4EUR/30min e 6EUR/hora, abre de seg/sáb 11h-2h, e aos domingos de 14h à meia-noite.

10.6.2. Na cidade

Bordeaux não é uma cidade exatamente pequena, mas seu relevo plano facilita andar a pé e de bicicleta. Um bom ponto de referência é a Place de la Victorie, que se conecta a vários pontos da cidade, como à estação de trem (pela Cours de la Marne) ou a central Place de la Comedie (pela rua de pedestres Rue Sante Catherine).

10.6.3. Chegando e saindo

A estação de trem, Gare Saint-Jean fica no final da Cours de la Marne (avenida que liga a estação à Place de la Victoire), na Rue Charles Domercq. O trem-bala francês TGV liga Bordeaux a Paris (estação Montparnasse) em 3 horas, além de outros destinos no país. A estação de ônibus, na Allée de Chartres, perto da Place de Tourny serve a região. Seu escritório abre de seg/sex das 6h-12h e das 13h-20h30, sáb/dom das 9h-12h30 e das 17h-20h30.

10.6.4. Circulando

A companhia de ônibus da cidade é a CGFTE. O ticket custa 1,15EUR, podendo ser usado para até 3 viagens em 1 hora, 8,20EUR para 10 viagens, 3,50EUR/1 dia e 12EUR/6 dias. Não se esqueça de validá-lo assim que entrar no ônibus. Por outro lado, os principais pontos turísticos são próximos e é muito agradável andar na beira do rio. No verão você vê muita gente de patins e bicicletas. Você pode se juntar a eles alugando na Embarcadére des Quinconces, em Quais Louis XVIII (fone 06 81 83 23 03) aberto 10h-20h. Outra opção é o Tourisme Fluvial, conhecer a cidade pelo rio Garonne, por 8EUR.

10.6.5. Acomodação

Consegue-se encontrar acomodações confortáveis e mais em conta entre a Place Gambetta, Place Tourny e Cours d'Albert. No verão Bordeaux enche, e caso não faça reserva antecipada, corre-se o risco de ter problemas. Diárias variam entre 16,50EUR/27,50.

Auberge de Jeunesse, albergue HI. 22, Cours Barbey. Fone 05 56 91 59 51. Fica perto da estação de trem. Pegue a Cours de la Marne no final do lado direito da estação, ande mais ou menos 5 blocos e vire à esquerda no Cours Barbey. O albergue estava em reformas, mas se você chegar lá e ainda estiver fechado, deve haver exposto outra opção econômica de acomodação.

Hôtel Studio 26, Rue Huguerie. Perto de Place de Tourny. Diária 15EUR/18,50 (alta estação), café da manhã não incluído. Opção de quartos para 3 a 5 pessoas de 27,50EUR a 38EUR. Sem curfew. Bem localizado, possui quartos relativamente pequenos, com TV a cabo. Recomenda-se fazer reservas com antecedência.

Hôtel de Famille 76, Cours Georges Clemenceau. Fone 05 56 52 11 28. Excelente localização numa das mais privilegiadas ruas de Bordeaux. Pegue ônibus 7 ou 8 para chegar (para as atrações dá pra ir a pé). Diária 16,50EUR/23 (c/ ducha), duplo 18,50EUR/24,50 (c/ ducha). O café da manhã custa 4,50EUR. Sem curfew. Apesar de limpo, tem cara de velho. Todos os quartos têm pia dentro, mas banheiro e ducha separados (no 4º andar).

10.6.6. Comes & Bebes

Bordeaux é famosa por sua gastronomia e seus vinhos. Restaurantes com preços mais acessíveis encontram-se entre Places St.-Pierre, Gambetta e de la Victorie (popular entre estudantes). Os lugares mais típicos são brasserries, cafés, bistrôs e pâtisseries (confeitarias). O menu mais barato para comer (bem) é em torno de 10,40EUR. Experimente o pâté de foie gras (patê de fígado de pato), um bom vinho, pão e queijo da região. O Restaurant Baud et Millet, na 19, Rue Huguerie, é uma boa escolha para os que estão a fim de um típico fromage (queijo) francês, com mais de 100 opções de queijos, podendo comer tanto quanto quiser por 16EUR. O Le Jardin Gourmand, na 15, Rue des Fausset, tem um menu por 10,50EUR. Para aqueles que querem dar-se ao luxo de experimentar uma boa mesa francesa, esta é a opção. Mais em conta, o supermercado Champion, na 190, Rue Sainte-Catherine, abre das 8h30-20h, fecha domingos, entre tantos mercados e boulangeries (padarias).

10.6.7. Atrações

Esplanade des Quinconces Ocupa uma área de 12 hectares. Datada do século 19, esta grande área verde ostenta o Mémoire des Girondines, monumento que lembra os Girondinos, grupo político de origem burguesa cujos integrantes perderam suas cabeças durante a Revolução Francesa. As árvores no estacionamento da Esplanada são tão fechadas que lembram um corredor. Sua enorme fonte é um dos cartões postais de Bordeaux. Atualmente no local acontecem os festivais de música durante o verão.

Grand Théâtre Na Place de la Comédie. Foi construído no final do século 18, em estilo Neoclássico. Não é permitida visitação. Seguindo em direção ao rio, à sua direita, está a charmosa praça Place de la Bourse. Construída também no século 18, é um dos lugares mais bonitos da cidade, com seus dois belos prédios, o Palais de la Bourse e o Hôtel des Douanes.

Musée d'Art Contemporain Arc en Rêve 7, Rue Ferrère. Pegue ônibus 1, 7 ou 8 na Place dos Quinconces. Abre 11h-18h, quartas até 20h, fecha segundas. Entrada 4,50EUR, gratuito para estudantes e no primeiro domingo de cada mês. Visitas guiadas sáb-dom 16h e quartas 12h30. O espaço do museu foi construído em 1824 para estocar produtos importados/exportados das colônias. Seu acervo não é fixo, apenas exposições temporárias distribuídas nos seus 3 andares. Repare no desenho de Kaith Haring no elevador e não deixe de visitar uma rica coleção de livros na saída do museu.

Musée d´Aquitane 20, Cours Pasteur. Pegue ônibus 12, 20 ou 21 ou ainda a linha B ou U. Está aberto de ter/dom 9h-18h, fecha às segundas. Entrada 3EUR/1,50 (estudante), gratuito às quintas. Achados arqueológicos do período pré-romano. Coleção de pinturas, esculturas e outras obras. As legendas são apenas em francês.

Musée des Beaux-Arts 20, Cours d'Albert. Pegue ônibus 7 ou 8. Aberto todos os dias das 11h-18h, quartas até 20h, fecha terças. Entrada 4,50EUR/2,30 (estudante), incluindo exposições temporárias. Só para a exposição permanente, 3EUR/1,50 (estudante). Visitas comentadas às 16h. Coleção de pinturas alemãs e italianas do século 17, incluindo obras de Delacroix, Renoir e Matisse.

Place Gambeta Praça com jardins muito bonitos e um movimento intenso de pessoas. É um dos pontos de referência da cidade. No passado, foi palco de muitas execuções com guilhotina. Nela está a Porte Dijeaux, um dos poucos portões do séc. 18 que ainda restam na cidade.

Quartier Jardin Public Em Cours de Verdun Belíssimo jardim criado no século 18 e redesenhado em 1856. Inclui o Musée d'Historie Naturelle, aberto 11h-18h, sábados 14h-18h, fechado terças, e o Jardin Botanique, aberto 8h-18h.

Cathédrale Saint-André Place Peyberland. Aberta 7h30-11h30, domingos até 12h30 e 14h-18h. Construção gótica do século 11. Imponente é a Tour Peyberland, a grande e detalhada torre atrás do coro.

Synagogue Rue du Grand Rabbin Joseph Cohen. Aberta de seg/qui 17h-18h30. Construída no século 19, esta sinagoga foi tomada pelos nazistas, que a transformaram numa prisão.

Visita aos castelos de Bordeaux A Maison du Vin (fone 05 56 00 22 66) em 1, Cours du 30 Juillet, tem informações dos castelos, além de oferecer cursos de iniciação de degustação de vinhos, em francês e inglês, por 2 horas, duas vezes por semana de jun/ago, por 15EUR. Aberta de maio/out de seg/sex 8h30-18h30 e de nov/abr de seg/qui 8h30-18h30, ainda oferece degustação de vinhos às 11h no local. A região vinícola da cidade é divida em 57 appellations, ou sub-regiões, e os diferentes solos e climas influenciam na produção do vinho. A maioria dos vinhos possui em seu rótulo a sigla AOC, que significa que o vinho foi produzido, fermentado e envelhecido corretamente com normas restritas. Para fazer uma visita legal, evite bancar o turista; aparente ser um visitante apreciador, consumista em potencial. Cada castelo tem um horário próprio, oferecendo visitas gratuitas ou pagas, degustação; outros, não. Preste atenção nas placas degustation, vin à exporter. Os maiores châteaux (como Haut-Brion) aceitam visitas apenas com horários marcados. Até dá pra chegar sozinho, mas é uma mão-de-obra (transporte, entrada, horários...), e neste sentido a Maison du Vin acaba sendo uma boa pedida.

10.6.8. Diversão

Como uma eficiente cidade universitária, a noite é animada e a vida cultural bastante rica. Compre o guia Clubs and Concerts ou Bordeaux Plus (0,30EUR) para maiores informações sobre lugares para sair. Points noturnos ficam na Place des Grands Hommes, Rue Sante-Catherine e Place du Parlament.

10.6.9. Compras

A Cours Georges Clemenceau tem lojas e excelentes cafés. Há alguns centros comerciais, como Centre Commerciale Meriadeck. A Place Gambeta e Rue Saint-Catherine são também áreas comerciais interessantes.

10.6.10. Informações práticas

10.6.11. Transportes

10.6.12. Principais estabelecimentos de ensino superior em Bordeaux

10.6.13. Informações para solicitação de titre (carte) de séjour

Département de la Gironde (33) — Préfecture
Esplanade Ch. de Gaulle
33077 BORDEAUX CEDEX 
Tel. : 05 56 90 60 60
Fax : 05 56 90 60 67
http://www.aquitaine.pref.gouv.fr/
http://www.gironde.pref.gouv.fr/

10.6.14. Moradia

Observação: Consulte também o item Moradia na França deste Manual, onde você encontra sites nacionais para busca de locações por região ou cidade.

CROUS Bordeaux
http://www.crous-bordeaux.fr/

O Crous é uma espécie de centro regional de apoio ao estudante que, entre outros vários serviços que presta, auxilia o estudante em sua busca por alojamento.

Todo estudante de posse de titre de séjour tem direito a solicitar auxílio-moradia junto a Caisse d'Allocations Familiales (CAF) local:

CAF Bordeaux
Rue du Docteur G. Pery
33078 Bordeaux Cedex

10.6.15. Brasileiros em Bordeaux

Escola de Samba Macunaíma
http://www.macunaima.org/

Mesmo com um pequeno efetivo (pouco mais de 100 pessoas para o carnaval mais importante) a escola de samba Macunaíma deseja prosseguir uma pesquisa tradicional em se espelhando no modelo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

10.6.16. Referências