10.5. Grenoble

10.5.1. Informações gerais

Grenoble é uma cidade bastante simpática situada na região Rhône-Alpes, que é, em termos econômicos, a segunda região mais importante da França depois da Ile-de-France. A população na aglomeração consiste de 420 mil habitantes, dos quais 60 mil são estudantes.

A cidade é rodeada de montanhas e fica a cerca de 30 minutos das estações de esqui. Devido a suas características geográficas, o inverno é bastante rigoroso e o clima no verão é muito abafado, quando as temperaturas chegam a quase 40°C. Não por acaso, durante os meses de julho e agosto a população costuma se refugiar nos lagos localizados nas montanhas, formados em geral pelo degelo. Uma característica pitoresca da população é a sua simpatia. Não é difícil estabelecer amigáveis conversas nos ônibus, supermercados ou até mesmo nas ruas.

A cidade é bem dotada de transportes rodoviários e metroviários ("tram"), mas grande parte dos habitantes utiliza-se das bicicletas para suas diversas atividades. Pode-se encontrar bicicletas a preços bastante razoáveis nos murais de informações das universidades, centros de pesquisa e residências universitárias. O seu aluguel também é possível, na loja situada no subsolo da Gare.

A prática de esportes é algo bastante comum, principalmente entre os jovens. Além dos tradicionais futebol, pelos campos universitários e parques da cidade, natação nas piscinas públicas e ciclismo, são bastante praticados os esportes de montanha (escalada, "via ferrata" e caminhadas), de inverno (esqui, snowboarding...) e a patinação (no gelo e no piso normal).

O tradicional seguro-saúde para os estudantes pode ser obtido na Caisse Primaire d'Assurance Maladie — CPAM — de Grenoble (2 rue des Alliés, em frente à estação de Malherbe do Tram linha A. E-mail: , Tel.: +33(0)4 76 68 50 50).

Para as atividades culturais, a cidade dispõe de diversos museus (História Natural, Museu de Grenoble, Museu de Stendhal...), bibliotecas, cinemas, o teatro de Grenoble e igrejas. Outros lugares que não se pode deixar de visitar são: a cave do licor da Chartreuse (a maior cave de licor do mundo), cuja fórmula secreta à base de 130 plantas é guardada pelos monges que habitam a montanha de mesmo nome; o forte da Bastille, ao qual pode-se ter acesso pelo teleférico da cidade (essas e outras informações podem ser encontradas no site do Office de Tourisme ou diretamente no escritório — 14 rue de la République).

Para maiores informações sobre Grenoble, visite o site o oficial da cidade.

10.5.2. A vida estudantil

Grenoble é a terceira cidade estudantil da França, com cerca de 60 mil estudantes, e o primeiro pólo de pesquisa depois de Paris, com cerca de 15 mil pesquisadores. A Universidade de Grenoble oferece diversos diplomas de Terceiro Ciclo além de doutorado nas mais variadas áreas de pesquisa. Para informações, sobre cursos, vida estudantil, entre outros, visite o site: http://www.grenoble-universite-recherche.org/.

São os seguintes os principais estabelecimentos de ensino superior em Grenoble:

Université Joseph Fourier - Grenoble 1
Ministra cursos variados
http://www.ujf-grenoble.fr/

Université Pierre Mendès France - Grenoble 2
Ministra cursos de Ciências sociais e humanas
http://www.upmf-grenoble.fr/

Institut d'Etudes Politiques de Grenoble
Ministra cursos de Ciências políticas
http://www-sciences-po.upmf-grenoble.fr/

Université Stendhal - Grenoble 3
Ministra cursos de Letras e Comunicação
http://www.u-grenoble3.fr/

Institut National Polytechnique de Grenoble
Ministra cursos de Engenharia, Física, Matemática e Química
http://www.inpg.fr/

Além destes existe ainda o Comissariat à l'Énergie Atomique (CEA), que é na verdade um conglomerado de laboratórios nas áreas de Química, Física e Biologia: http://www.cea.fr/.

Obs.: O CEA, por ser um centro militar, exige, além da tradicional "assurance maladie", a "assurance voluntaire d'accidents de travail", que também pode ser obtida na CPAM (ver "Informações gerais").

No caso da realização de um curso ligado a uma universidade, todo estudante deve confirmar sua inscrição nesta universidade, de forma a poder obter a sua "carte de séjour". A carte de séjour é obtida na Préfecture de l'Isère (12 Place de Verdun) e os documentos necessários estão disponíveis no site http://www.grenoble-univ-rech.org/pare/ (clicar no link "Vie étudiante" e depois no link "International"). Outra alternativa é comparecer ao "Espace Vie Etudiante" (701, avenue Centrale, Domaine Universitaire, Saint Martin d'Hères), onde, a cada início de ano letivo (em setembro), a Préfecture monta um estande para que os estudantes estrangeiros recém-chegados possam retirar sua documentação.

Entre os meses de agosto e setembro (no ano de 2003 foi de 18 de agosto a 26 de setembro), existe um atendimento específico para os estudantes, onde se pode resolver vários problemas referentes ao alojamento, como procura de apartamento ou studio e instalação de água, luz, gás e telefone. Esse oásis de informações também fica dentro do domínio universitário de St-Martin-d'Hères, no Carreau Rive Gauche. O acesso pode ser feito por Tram linha B ou pelos ônibus 5, 11 e 26, sempre na parada "Universités". É bom lembrar que antes do início do ano letivo muitos estudantes estão procurando um lugar para morar, portanto, se possível, é indicado fazê-lo com maior antecedência. Os aluguéis variam enormemente, de 200 a 600 euros, aproximadamente e dependem do tamanho e localização do apartamento/studio.

Existe em Grenoble um escritório para a recepção de pesquisadores e professores estrangeiros e suas famílias, que oferece auxílios para obtenção de moradia e para a resolução dos problemas administrativos:

Bureau de Logement et d'Accueil des Nouveaux Chercheurs (BLANC) 
em Grenoble.
rue du Manège à Grenoble, Tram A - estação Chavant
Endereço postal : 24 place Paul Vallier38000 GRENOBLE
Tel.: +33 (0) 4 76 46 89 00
Fax: +33 (0) 4 76 46 88 88
e-mail : 

10.5.3. Informações finais

Para os brasileiros que vão ficar em Grenoble durante algum tempo e não podem se ver longe das especiarias brasileiras, há uma loja cuja proprietária é uma senhora portuguesa, onde pode-se encontrar o tradicional feijão preto, além do refrigerante de guaraná: 148 av Jean Perrot. Outra dica: existe uma lista de discussão na Internet organizada pelos brasileiros que estão em Grenoble, onde são dadas várias informações sobre os encontros tupiniquins e a vida quotidiana da cidade. Maiores informações no site http://www-leibniz.imag.fr/Penduick-FM/ (embora a página esteja fora do ar atualmente — setembro de 2003).

Para alojamento, você pode também entrar em contato com o Centro Regional de Obras Universitárias (CROUS), que possui o controle de várias residências universitárias em Grenoble.

CROUS Grenoble
5, rue d'Arsonval
BP 187
38019 Grenoble Cedex
Tel.: 33 (0) 4 76 57 44 00
Fax: 33 (0) 4 76 47 78 03
Site: http://www.crous-grenoble.fr/

Lembramos ainda que, de posse de sua "carte de séjour", você tem direito e pode solicitar auxílio-moradia à Caixa de Assistência Familiar de Grenoble, cujas coordenadas são:

CAF Grenoble
3, rue des Alliés
De segunda a sexta, de 8h a 16h
Tel. 33 (0) 4 76 20 61 61
Site: http://www.grenoble.caf.fr/