Passages de Paris

  Revue Scientifique de l'Association des Chercheurs et Etudiants Brésiliens en France

Numéro  12—2016
ISSN 1773-0341

 

[accueil]

Fichier pour impression

Éditeur

Eliana BUENO-RIBEIRO

 

Éditeur de l’édition

André GARDEL é professor adjunto IV do Curso de Estética e Teoria do Teatro e da Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É escritor, publicou 11 livros – de poesias, ensaios, didáticos, dramaturgia -, recebendo o Prêmio Carioca de Monografia de 1995 por O encontro entre Bandeira & Sinhô. Fez palestras em diferentes Centros Culturais e Instituições Universitárias no Brasil e no exterior. Participa de conselhos editoriais e publica artigos em revistas de teatro, literatura e música popular. Foi resenhista do Idéias (Jornal do Brasil) e de outros jornais e revistas. É cantor e compositor de música popular e gravou os CDs Sons do poema (1997), Vôo da cidade (2008) e Lua sobre o rio (2014).

Sotiris KARAMESINIS é diretor, professor e pesquisador de teatro. Conhecido por desenvolver o seu próprio método de interpretação e composição para atores,“MUSA”(musical system of acting). Estudou Teologia na Universidade de Aristóteles, em Salónica, música no "Conservatório de Atenas", “Iamvikón Conservatório” e “Studio Latin” em Paris, direção na Escola Superior de Cinema “Stavrakos” e teatro no “Laboratório teatral” do Município de Moscato. Em sua trajetória de 25 anos de teatro, dirigiu dezenas de espetáculos na Grécia, Chipre e Brasil. É pesquisador especializado em diplomacia cultural e artes, associado no laboratório da Estratégia de Comunicação e Media, do Departamento de Politica Européia e Internacional, da Universidade de Piréus, e membro do grupo de pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens da Linguagem Teatral, formado por professores do Curso de Estética e Teoria do Teatro do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Como Professor-Diretor convidado na Faculdade das Artes Cênicas (CAL), no Rio de Janeiro, dirigiu varios espetáculos de formatura. Em 2013 formou a Musa Cia Teatral.

 

Comité de rédaction

Eliana BUENO-RIBEIRO

Emília de Rodat Fernandes MOREIRA

Eva LANDA

Marina Silveira de MELO

Richarde Marques da SILVA

Rodolpho Zahluth BASTOS

Sérgio Ricardo de Melo QUEIROZ

 

Comité scientifique

Afrânio GARCIA (EHESS)

André Leon Sampaio GRADVOHL (UNICAMP)

Angélica SOARES (UFRJ)

Angelina PERALVA (EHESS)

Dalma NASCIMENTO (UFRJ)

Francisco Foot HARDMANN (UNICAMP)

Helena HIRATA (CNRS)

Henrique RATTNER (FGV)

Jean-Michel ROBERT (Université d'Amiens)

Joel FRELAT (CNRS)

Luiz Felipe DE ALENCASTRO (Université Paris IV)

Luiza LOBO (UFRJ)

Márcia PARAQUETTE (UFBA)

Maria Alice AGUIAR (UERJ)

Regina ABREU (UNIRIO)

Roberto ACIZELO (UERJ)

Tânia Maria AYELLO-VAISBERG (USP)

Tânia Maria SIH (USP)

 

 

Crédits

Couverture et conception du site: Cibele BARBOSA, Silvio de BARROS, Sérgio QUEIROZ, Rodolpho Zahluth BASTOS, Eliana BUENO-RIBEIRO à partir de photo de Eliana BUENO-RIBEIRO.

Logo Passages de Paris : Silvio de Barros.

Webmaster : Richarde Marques da Silva.