5.2. Ensino Superior

Para o planejamento acadêmico de quem deseja estudar fora do país, o melhor a fazer é, primeiro, escolher o país e a universidade em que se quer estudar. Hoje, todas as grandes universidades na França têm sites — boa parte deles disponibilizados ao final deste dossiê —, o que facilita quando dos primeiros contatos. É importante saber que o ano letivo na França se inicia em setembro ou outubro (universidades), e se estende até final de junho.

5.2.1. Estudos universitários

Os estudos universitários na França compreendem três etapas:

Atenção: a divisão por ciclos se faz da seguinte maneira: DEUG (1er cycle); licence e maîtrise (2ème cycle); DESS ou DEA e Doctorat (3ème cycle). O DESS (ou master professionnelle) é para quem pretende entrar de imediato no mercado de trabalho; e o DEA (ou master recherche) é considerado o passaporte para quem deseja realizar uma tese de doutorado.

Importante: um novo sistema de ensino, adaptado ao espaço europeu de ensino, está em vias de ser implementado pelas universidades francesas. De acordo com este novo sistema de estudos universitários na França, os estudos se dividem em licence (os três primeiros anos), master (dois anos após a licence) e doutorado (os três últimos anos). Atenção: Muitas universidades já vêm se adaptando ao novo sistema desde o ano universitário 2003-04, chamando o até então DESS de master professionnelle e o DEA de master recherche. A implantação completa do novo sistema deve ocorrer até 2006. Confira as mudanças e o quadro comparativo em: http://www.ambafrance.org.br/abr/atualidades/estudar.htm

5.2.1.1. DEUG (1er cycle)

Para ingresso na graduação, o dossiê de pré-admissão na universidade deve ser obtido entre 1º de dezembro e 15 de janeiro nos serviços culturais dos consulados e da Embaixada da França; diretamente junto à universidade ou pela internet. O dossiê deve ser reenviado onde você o obteve.

No mês de fevereiro, os candidatos receberão uma convocação para o teste de francês, são dispensados os estudantes que tiverem o DALF. Antes de 15 de março, o dossiê será enviado para a primeira universidade de sua escolha. Por volta de 15 de abril, a primeira universidade comunica sua decisão. Se for negativa, ela transmite seu dossiê para a segunda universidade. Antes de 15 de maio a segunda universidade comunica sua decisão, juntamente com a nota atribuída. Antes de 31 de julho, em caso de resposta favorável, escreva uma carta de confirmação à universidade que irá recebê-lo, para a inscrição administrativa.

Esclarecimento sobre a escolha da universidade: você pode escolher duas universidades, classificadas por ordem de preferência, exceto para a região parisiense, em que só se pode escolher uma universidade.

Se as duas universidades responderem negativamente, e se as notas obtidas no teste de francês permitirem (nota mínima de 10/20), é possível um recurso. Para isso, antes de 10 de julho, apresente junto ao Ministério da Educação uma solicitação de reorientação: Ministère de l'Éducation Nationale — Direction de l'enseignement supérieur — Bureau de la vie étudiante — 99 rue de Grenelle — 75357 — Paris 07 — France.

Juntamente com a carta de recurso você deve enviar: fotocópia do comprovante de entrega do formulário numerado; fotocópia das respostas negativas das universidades, com as notas obtidas nas provas de francês; fotocópia do(s) título(s) possibilitando ingresso no ensino superior no país de origem; a tradução juramentada destes títulos. O pedido só será examinado se a nota obtida no teste de francês for no mínimo 10/20. Qualquer pedido por correspondência deve ser redigido em francês e apresentar todas as especificações sobre o nível de estudos, o curso escolhido e o domicílio. Você receberá a resposta antes de 15 de setembro.

Documentos a enviar juntamente com o formulário solicitando pré-admissão:

  • uma carta explicando os motivos de seu pedido;

  • fotocópia do título que lhe dá acesso ao ensino superior de seu país (atestado de aprovação no vestibular ou ENEM, grau universitário, diploma, etc.), bem como a tradução legal deste documento (a apresentação do original será obrigatória para a inscrição definitiva na França);

  • cópia do histórico do segundo grau e sua tradução legal;

  • cópia da certidão de nascimento e sua tradução legal;

  • dois cupons-respostas internacionais;

  • dois envelopes de tamanho normal e um envelope grande (do tamanho do dossiê), endereçado a você.

5.2.1.2. Licence ou maîtrise (2ème cycle)

Toda inscrição em segundo ciclo é feita diretamente junto à universidade e deve ser acompanhada de equivalência dos estudos anteriores. Juridicamente, não existe equivalência automática entre os diplomas brasileiros e os títulos outorgados na França. Por isso, as decisões sobre reconhecimento são tomadas, mediante proposta de uma comissão pedagógica, pelo presidente ou diretor do estabelecimento em que o estudante estrangeiro pretende ingressar.

Para solicitar a validação de estudos anteriores é preciso enviar, juntamente com o dossiê, o histórico escolar/universitário e conteúdo programático de cada disciplina cursada na universidade no Brasil, além de um atestado oficial de seu nível de francês, que pode o teste de proficiência da Embaixada da França no Brasil (TEF - Test d'Évaluation en Français) ou da Aliança Francesa (normalmente DELF ou DALF).

É aconselhável (decisão a seu critério) anexar uma carta solicitando que, em caso de recusa de admissão no nível de estudos desejado, seu dossiê seja examinado para uma possível admissão em um nível abaixo. Por exemplo: se você está se candidatando à maîtrise (4º ano da graduação), pode ser admitido em licence (3º ano da graduação).

O formulário de inscrição em segundo ciclo pode ser obtido no site das universidades (veja lista ao final deste dossiê), por e-mail ou pelo correio mediante solicitação ao serviço de relações internacionais ou secretaria do curso de seu interesse, normalmente entre março e junho.

5.2.1.3. Pós-graduação (DESS, DEA e Doctorat) ou 3ème cycle

Toda inscrição em terceiro ciclo é feita diretamente junto à universidade e deve ser acompanhada de equivalência dos estudos anteriores. Juridicamente, não existe equivalência automática entre os diplomas brasileiros e os títulos outorgados na França. O Acordo Santos-Dumont não está mais válido, mas existe uma Comissão Franco-Brasileira que vem costurando atualmente um novo acordo de equivalência entre os títulos outorgados no Brasil e na França. Por isso, as decisões sobre reconhecimento são tomadas, mediante proposta de uma comissão pedagógica, pelo presidente ou diretor do estabelecimento em que o estudante estrangeiro pretende ingressar.

Para solicitar a validação de estudos anteriores é preciso enviar, juntamente com o dossiê, o histórico universitário e normalmente o conteúdo programático de cada disciplina cursada no Brasil, além de um atestado oficial de seu nível de francês, que pode o teste de proficiência da Embaixada da França no Brasil ou da Aliança Francesa (normalmente DELF ou DALF).

O formulário de inscrição em terceiro ciclo pode ser obtido no site das universidades (veja lista ao final deste dossiê), por e-mail ou pelo correio mediante solicitação ao serviço de relações internacionais ou secretaria do curso de seu interesse, normalmente entre março e junho.

Com efeito, o primeiro passo para quem deseja cursar uma pós-graduação na França é conhecer os prazos de demanda de inscrição nas universidades francesas, que abrem geralmente durante o primeiro semestre do ano universitário brasileiro (o ano universitário na França, diferentemente, se inicia em outubro, até final de junho). Conhecendo os prazos de inscrição, o próximo passo é solicitar o dossiê de inscrição junto à universidade desejada, preenchê-lo, e enviá-lo. Devido à autonomia das universidades francesas, as exigências (documentação, etc.) e prazos (normalmente entre março e junho) para a inscrição variam entre elas. Seu histórico escolar ou universitário e uma carta de apresentação e motivação fazem parte dos documentos básicos que devem fazer parte de seu "dossiê". Uma carta de recomendação de um professor ou do diretor de sua instituição acadêmica no Brasil tem seu peso e pode fazer diferença no momento da seleção. É essencial a comprovação de um atestado de seu nível de francês.

Uma chance a mais de se conseguir uma vaga em pós-graduação na universidade francesa existe quando você é selecionado diretamente pelo professor responsável (ou um dos) pela formação que deseja. Neste caso, é preciso convencê-lo, seja por indicação ou através de suas qualidades acadêmicas. Isso inclui que você já tenha um projeto e que o tal professor se interesse por ele, pois, isto ocorrendo, é bem provável que ele seja seu futuro orientador. Esta possibilidade - que não exclui o envio do dossiê de seleção como todo mundo - é caso de exceção, e precisa ser bem trabalhada para ter chances de êxito. Procure ter em conta que o contato direto com o professor deve ser feito preferencialmente em período anterior aos prazos de inscrição da universidade.

Atenção

Quando da matrícula na universidade, o estudante que vier fazer um doutorado na França deverá estar consciente da possibilidade de lhe ser exigido a realização de um DEA, como pré-requisito para a sua inscrição, mesmo que ele já tenha cursado um mestrado no Brasil

Existem casos de dispensa de DEA e de admissão direta em doutorado se a universidade ou o diretor de pesquisa entenderem que essa etapa pode ser dispensada. Após acordo preliminar do diretor de pesquisa, a decisão final fica a cargo de comissão científico-pedagógica da universidade, que geralmente se reúne duas vezes ao ano com este fim (primavera e outono; conferir junto à universidade desejada).

La dispense de DEA: Arrêté du 25 avril 2002 relatif aux études doctorales:

"Art. 8. (extrait) - Pour s'inscrire en doctorat, l'étudiant doit être titulaire d'un diplôme d'études approfondies ou d'un master recherche. Si cette condition de diplôme n'est pas remplie, le chef d'établissement peut, par dérogation, inscrire en doctorat un candidat titulaire du grade de master. Une dérogation peut également être accordée à des étudiants ayant effectué à l'étranger des études de niveau équivalent ou à des étudiants bénéficiant de la validation des acquis de l'expérience. La liste des bénéficiaires de dérogation est présentée chaque année au conseil de l'école doctorale et au conseil scientifique."

Cette demande de dispense peut être accordée, par exemple, dans les cas suivants: diplôme étranger de niveau équivalent à un master of science avec une activité de recherche validée (par un mémoire ou une publication); diplôme d'ingénieur français ou étranger ayant donné lieu à une activité de recherche validée par un stage au sein d'un laboratoire de recherche; activité de recherche professionnelle attestée au sein d'un centre de recherche public ou privé. Ces trois cas ne sont que des exemples. En aucun cas, la dispense n'est de droit et chaque dossier donne lieu à une évaluation et à une décision du comité ad-hoc de l'ED et de l'établissement.

Abaixo, referência de procedimentos para demanda de dispensa de DEA e de admissão direta no doutorado. Atenção: a demanda de documentos pode variar de universidade para universidade.

Procédure à suivre pour l'admission en dispense de DEA. La procédure d'admission en doctorat suppose que le doctorant soit titulaire d'un DEA français. Si ce n'est pas le cas, il convient de suivre la procédure d'admission en doctorat en dispense de DEA. Le dossier d'admission en doctorat doit comporter les quatre éléments suivants:

  • un CV détaillé;

  • un projet de recherche de 10 à 20 pages;

  • l'accord écrit du directeur de thèse ainsi qu'un celui du directeur de l'unité de recherche d'accueil du doctorant;

  • une attestation des diplômes.

Procédure à suivre pour l'admission directe en doctorat. La procédure d'admission en doctorat suppose que le doctorant soit titulaire d'un DEA français. En outre, l'admission est prononcée par la Commission ad hoc de l'Ecole doctorale au vu d'un dossier qui doit comporter les quatre éléments suivants:

  • un CV détaillé;

  • un projet de recherche de 10 à 20 pages;

  • l'accord écrit du directeur de thèse ainsi qu'un celui du directeur de l'unité de recherche d'accueil du doctorant;

  • une attestation des diplômes;

  • La constitution de ce dossier suppose d'avoir reçu l'accord d'un directeur de recherche de l'Ecole doctorale sur le projet de thèse.

5.2.2. Universidades parisienses (Île-de-France)

Université Paris-I (Panthéon-Sorbonne)
Formações: Direito, Economia, Ciências Políticas, Gestão,
Administração, Matemática Aplicada, Ciências Sociais, Artes Plásticas,
História, Geografia, Arqueologia e Filosofia.
http://www.univ-paris1.fr/
Tel.: 01.44.07.80.00

Université Paris-II (Panthéon-Assas)
Formações: Direito, Economia, Ciências Políticas, Gestão, 
Educação, Informação, Engenharia (IMAC).
http://www.u-paris2.fr/
Tel.: 01.44.41.57.00

Université Paris-III (Sorbonne nouvelle)
Formações: Letras, Literatura Geral e Comparada, Línguas, Literatura
Estrangeira, Líguas Estrangeiras Aplicadas, Artes do Espetáculo
(Cinema ou Teatro), Comunicação, Francês Língua Estrangeira.
http://www.univ-paris3.fr/
Tel.: 01.45.87.40.00

Université Paris-IV (Paris-Sorbonne)
Formações: Letras, Línguas Estrangeiras, Arte, Arqueologia, Música,
História, Geografia, Filosofia, Sociologia.
http://www.paris4.sorbonne.fr/
Tel.: 01.40.46.16.16

Université Paris-V (René Descartes)
Formações: Medicina, Farmácia, Odontologia, Biologia, Química,
Ciências Humanas, Direito, Administração, Matemática, Informática.
http://www.univ-paris5.fr/
Tel.: 01.40.46.16.16

Université Paris-VI (Pierre et Marie Curie)
Formações: Ciências Exatas e Naturais, Medicina, Engenharia.
http://www.jussieu.fr/
Tel.: 01.44.27.44.27

Université Paris-VII (Denis Diderot)
Formações: Ciências Exatas e Naturais, Letras, Línguas Estrangeiras,
Ciências Humanas e Sociais, Medicina, Odontologia.
http://www.sigu7.jussieu.fr/
Tel.: 01.44.27.44.27

Université Paris-VIII (Vincennes/Saint-Denis)
Formações: Sociologia, História, Geografia, Artes do Espetáculo
(Cinema ou Teatro), Ciências Políticas.
http://www.univ-paris8.fr/
Tel.: 01.49.40.67.89

Université Paris-IX (Paris-Dauphine)
Formações: Gestão, Economia, Matemática Aplicada, Informática.
http://www.dauphine.fr/
Tel.: 01.44.05.44.05

Université Paris-X (Nanterre)
http://www.u-paris10.fr/
Tel.: 01.40.97.72.00

Université Paris-XI (Paris-Sud)
http://www.u-psud.fr/
Tel.: 01.69.15.67.50

Université Paris-XII (Val de Marne)
http://www.univ-paris12.fr/
Tel.: 01.45.17.10.00

Université Paris-XIII (Paris-Nord)
http://www.univ-paris13.fr/
Tel.: 01.49.40.30.00

Université de Versailles/Saint-Quentin-en-Yvelines
http://www.uvsq.fr/
Tel.: 01.39.25.50.00

Université de Marne-La-Vallée
http://www.univ-mlv.fr/
Tel.: 01.60.95.74.74

Université d'Évry Val d'Essonne
http://www.univ-evry.fr/
Tel.: 01.69.47.70.00

Université de Cergy-Pontoise
http://www.u-cergy.fr/
Tel.: 01.34.25.60.00

Observação: Para a lista completa de universidades em toda França, consulte: http://www.education.gouv.fr/sup/univ.htm

5.2.3. Grandes Écoles, Escolas de Arte e Institutos de Paris/Île-de-France

College de France
http://www.college-de-france.fr/
Tel.: 01.44.27.12.11

Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)
http://www.cnam.fr/
Tel.: 01.40.27.20.00

École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)
http://www.ehess.fr/
Tel.: 01.49.54.25.25

École Nationale Supérieure des Arts et Métiers (ENSAM)
http://www.ensam.fr/
Tel.: 01.44.24.62.99

École Normale Superieure (ENS)
http://www.ens.fr/
Tel.: 01.44.32.30.00

Institut d'Études Politiques (IEP)
http://www.science-po.fr/
Tel.: 01.45.49.50.50

Institut Français de Géopolitique (IFR —  Paris VIII)
http://www.i-geopolitique.org/
Tel.: 01.42.43.80.70

École Nationale Supérieure de Mines
http://www.ensmp.fr/
Tel.: 01.40.51.90.00

École Nationale Supérieure de Beaux-Arts (ENSBA)
http://www.ensba.fr/
Tel.: 01.47.03.50.00

École du Louvre
http://www.ecoledulouvre.fr/
Tel.: 01.55.35.18.35

École Nationale Supérieure de Arts Décoratifs (ENSAD)
http://www.ensad.fr/
Tel.: 01.42.34.97.00

Conservatoire National Supérieur d'Art Dramatique
http://www.cnsad.fr/
Tel.: 01.42.46.12.91

Institut Universitaire de Technologie René Descartes (Paris V)
Tel.: 01.44.14.44.00

Institut Universitaire de Technologie Denis Diderot (Paris VII)
http://www.diderotp7.jussieu.fr/composantes/iutpj.htm
Tel.: 01.44.27.46.90

Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM)
http://www.paris.iufm.fr/
Tel.: 01.40.50.25.92

Observação: Para uma lista completa das Grandes Écoles em toda França, consulte: http://www.education.gouv.fr/sup/grdecole.htm. Para uma lista de Institutos Universitários em Tecnologia: http://www.sup.adc.education.fr/iutlst/, e para uma lista de Escolas de Engenharia: http://www.sup.adc.education.fr/supweb/etb/ei/ing.htm

Dica: http://www.educ.lemonde.fr/ — base de dados apresentando os diplomas de pós-graduação (3ème cycle) em toda França sob forma de fichas com informações práticas.

Para obter um anuário exaustivo sobre as Écoles Doctorales na França, consulte: http://www.recherche.gouv.fr/recherche/formation/msub.htm ou contato: .

O ONISEP possui banco de dados completo sobre o ensino superior na França: http://www.onisep.fr/

O Centre d'Information et Documentation Jeunesse (CIDJ) possui brochura temática bem completa sobre o ensino na França: http://www.cidj.com/; Tel.: 01.44.49.12.00